FARMACOVIGILÂNCIA

O que é a Farmacovigilância?

A Farmacovigilância define-se pelo conjunto de atividades que têm como objetivo a identificação, registo, avaliação e prevenção de eventos adversos a medicamentos após a sua introdução no mercado. Esta é uma atividade que envolve a cooperação entre as Autoridades, a Indústria Farmacêutica e Profissionais de Saúde. Tem como foco principal reforçar a segurança e eficácia dos medicamentos.


O que é um evento adverso?

Um evento adverso é qualquer reação, descrita ou não no Resumo das Características do Medicamento, não esperada, prejudicial, indesejada e involuntária a um medicamento que ocorre com doses geralmente utilizadas no animal na profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças.


Porque reportamos eventos adversos e qual o papel da Farmacovigilância?

Todos os medicamentos e produtos Bayer introduzidos no mercado são alvo de rigorosos estudos de segurança e eficácia. A Farmacovigilância permite que, após a introdução destes medicamentos no mercado, seja possível monitorizar a sua segurança, avaliar o benefício-risco e transmitir aos profissionais de saúde e aos utentes os dados relativos a esta segurança.
Como é sabido, em todos os medicamentos podem existir eventos adversos (comummente conhecidos como efeitos secundários). Contudo, podem existir eventos adversos que não são conhecidos e como tal têm de ser comunicados para que seja possível aos responsáveis pela introdução no mercado (Indústria Farmacêutica) e às Autoridades competentes a avaliação da sua segurança. Ao fazermos a recolha e processamento dos eventos adversos notificados estamos a contribuir para a monitorização da segurança, mas principalmente para a proteção da saúde dos animais, dos utentes e do ambiente.


Quem pode reportar um evento adverso?

Os eventos adversos são maioritariamente reportados por Profissionais de Saúde (Médicos Veterinários, Enfermeiros Veterinários, Farmacêuticos, entre outros), mas podem também ser comunicados por utentes e proprietários de animais.

 
Como posso notificar um evento adverso?

Os eventos adversos podem ser notificados diretamente à Bayer (através do e-mail farmacovigilanciavet@bayer.com ou do telefone +351 214 172 121) ou à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A Bayer está comprometida a nível mundial em reunir esta informação e partilhá-la com as Autoridades competentes e com os profissionais de saúde em cada país.


Contribuir para a segurança dos medicamentos é uma responsabilidade de todos nós, notifique sempre eventos adversos.

 

  BHC00027731 BHC00058590 BHC00061386