Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009 - 18:15
Médicos Veterinários do sector de Animais de Produção

A Bayer Saúde Animal realizou um estudo sobre o sector dos animais de produção, publicado na Revista Veterinary Medicine de Julho / Agosto

Em Portugal, tal como na Europa, as análises estatísticas revelam uma diminuição e concentração expressivas do número de explorações pecuárias, estabilização ou diminuição dos efectivos animais, aumento considerável da produção de carne, leite e ovos. Este cenário é resultado da melhoria genética, avanços na alimentação animal, novas tecnologias e melhor sanidade animal numa sociedade cada vez mais “urbana”.

calf1

O estudo agora publicado, pretende efectuar uma caracterização actualizada dos médicos veterinários ligados ao sector dos animais de produção em Portugal, através da realização de inquéritos individuais aos referidos profissionais. Simultaneamente, com base em informação existente, foi avaliada a evolução do número de médicos veterinários entre 1987 e 2008, bem como avaliada a evolução dos efectivos animais e explorações pecuárias em Portugal entre 1987 e 2007.


Adicionalmente, o estudo pretendeu avaliar as necessidades destes profissionais relativamente à Bayer Saúde Animal e fomentar uma discussão construtiva no interior da classe veterinária, no sentido de gradualmente posicionar a oferta de serviços, competências e responsabilidades dos médicos veterinários, em função das necessidades e exigências dos principais “ stakeholders” da agro­pecuária em Portugal, construindo uma visão estratégica para o futuro.